EMPRESA FÍSICA OU HOME OFFICE?

Com a chegada da pandemia muitas coisas mudaram no mundo empresarial, vimos o lockdown, as mudanças de horário e procedimentos criados para evitar e diminuir o contágio da covid-19.

Muitas empresas não podiam parar o atendimento, então optaram por continuar a trabalhar de casa em home office. Agora em Julho de 2021 com a chegada das vacinas temos uma visão do fim do túnel, mas como ficam as empresas? Será que continuarão em home office ou voltarão ao atendimento presencial?

Como empresário já tive empresa home office antes da pandemia, empresa física e home office durante a pandemia e gostaria de contar um pouco de como foi a minha experiência e alguns benefícios de ambos os métodos.

Vou me apresentar, sou Daniel Mathias e trabalho como designer Gráfico, ao abrir minha própria empresa como muitos outros não possuía muito capital para investimento, foi onde decidi começar instalando o escritório na sala do meu apartamento, reduzi todos os custos ao máximo liguei o computador e estava aberta a “DDMathias Agência de design”.

Foi um ano bem longo, a maior dificuldade era finalizar uma venda, quando o cliente perguntava onde era minha agência já sabia que a possibilidade de desconversa era grande, achava incrível como isso era um peso em quase todas as negociações. Para mim, ter um escritório havia se tornado um objetivo muito claro, e após um ano era hora de investir, encontrar o local perfeito e aplicar o dinheiro guardado.

Após visitar várias salas comerciais, recebi a dica de um amigo e fui conhecer o Cais Coworking.

Analisei todo o local e percebi que para minha empresa seria perfeito, foi amor à primeira vista, o Cais possuía tudo o que eu precisava para melhorar a imagem da minha empresa. Além da sala eles também possuem toda uma infraestrutura de atendimento, secretária(o), limpeza, café, segurança e também muito networking, onde fiz excelentes amigos e clientes.
Agora imagine, sair do home office para uma sala particular onde o meu cliente ligava e havia uma secretária para repassar a ligação, foi uma evolução importante, neste momento não era mais o rapaz da arte e sim um proprietário da agência de design.

Hoje em dia estou em home office novamente porém ainda colho os benefícios de ter aberto a empresa física, meu portfólio cresceu e até hoje atendo os clientes da época.

Em relação a dúvida Empresa física ou Home Office, as duas formas possuem benefícios e funcionam, porém ter um endereço físico ainda faz a diferença na percepção dos meus clientes.

Benefícios Escritório:

  • Confiança
  • Ambiente profissional
  • Foco

Desvantagens:

  • Custo

Benefícios Home office:

  • Flexibilidade
  • Economia com transportes
  • Economia com aluguel

Desvantagens:

  • Distrações
  • Falta de organização
  • Rotina indefinida
  • Ausência de socialização com os colegas de trabalho

 

E Você? Possui empresa? Home office ou Local físico? Conte para a gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *