Você sabe a importância do backup gerenciado? Entenda!

*Publicação do coworker Winfra Bussiness Technology

 

O backup nada mais é que a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento para outro, para que sejam restaurados em caso da perda dos originais.

Pois bem, esse é o conceito mais simples. Mas você já ouviu falar no conceito de backup 3, 2, 1? Mais importante que garantir o backup seguro e sigiloso da sua empresa, é preciso que o backup atenda à estratégia conhecida como 3, 2, 1. Vou explicar aqui o que isso significa.

Primeiro, o backup deve ser composto por três cópias de dados, sendo que duas dessas cópias têm de estar gravadas em duas mídias diferentes — disco rígido externo ou mesmo em nuvem, por exemplo — e, pelo menos, uma delas deve estar em segurança fora do ambiente corporativo.

É importante entender ainda que qualquer solução de backup precisa ter validação, monitoramento e gerenciamento próximo, sendo ele obrigatório e diário. Caso não seja feito, poderão ocorrer falhas nos momentos em que o técnico de tecnologia da informação ou a empresa de suporte mais precisarem, que é a de restauração dos dados da empresa.

O processo de backup é aquele em que você tem a certeza da restauração dos dados, e para que isso ocorra, é preciso fazer quantas verificações forem necessárias.

Para entender melhor por que o backup gerenciado é uma solução importante para o monitoramento, a recuperação de arquivos e a segurança dos dados, siga com a leitura deste conteúdo!

 

A IMPORTÂNCIA DO BACKUP GERENCIADO

Mais importante do que a realização do backup é a garantia do retorno dos dados. Afinal, o valor do serviço de backup está na capacidade de restauração íntegra dos dados críticos para a empresa.

Portanto, somente o backup gerenciado garante a completa restauração dos dados de uma empresa, sendo a única forma de assegurar que eles serão gravados e restaurados de maneira correta e segura. Só a partir do gerenciamento será possível identificar alertas no processo de backup.

Por exemplo, considerando que, normalmente, o backup de dados de uma certa empresa tem a duração de uma hora e, em um certo dia, demorou cerca de três para ser concluído, ainda que os dois processos tenham sido realizados com sucesso, o responsável pelo backup precisa identificar o porquê da realização com duas horas a mais.

Assim, o prestador de serviços gerenciados não pode apenas se basear na verificação de que o backup foi concluído, mas deve também analisar tudo o que aconteceu durante o backup, por meio do gerenciamento, para que as três horas não se transformem em oito em uma próxima ocorrência, deixando o processo cada vez mais inviável ou defasado.

E então, já está convencido de que o backup gerenciado vai garantir a restauração íntegra dos dados da sua empresa e manter o seu negócio seguro e produtivo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *