Semana do Meio Ambiente: Conheça as medidas que fazem do nosso Cais um ambiente sustentável

São várias as iniciativas ecológicas que já foram implantadas por aqui. Confira nesse texto, as medidas sustentáveis do Cais Coworking

 

Em 1969, quando a primeira foto da Terra vista do espaço foi divulgada, o mundo pode perceber o quão bonito e vulnerável é o nosso planeta azul. Essa fotografia chamou a atenção da humanidade para o fato de que vivemos no mesmo ambiente e é nossa a responsabilidade de protegê-lo.

“Deus me permite ter o ar, a água e a terra. Eu contribuo não contaminando eles e também ajudo emanando atitudes corretas, atitudes sustentáveis que vão deixar um mundo melhor para as outras pessoas que estão chegando.”
Claudia Frantiozi, idealizadora do Cais Coworking

Hoje, dia 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) este dia tem como pauta principal promover a conscientização ambiental para sensibilizar as pessoas sobre a importância de cuidar do nosso planeta.

O Cais Coworking carrega diariamente essa responsabilidade e no decorrer deste texto você vai poder conferir um pouco mais sobre as atitudes sustentáveis que implantamos, visando integrar ao máximo o nosso espaço com o meio ambiente.


Containers reciclados

O Cais Coworking possui em sua estrutura 15 containers que foram retirados de depósitos e reaproveitados, mas por que utilizar um container para fazer um escritório? “Eu lembro que levantei cedo em um domingo e estava passando na televisão o programa ‘Pequenas Empresas e Grandes Negócios’ e mostrava a primeira casa feita com container na cidade de Curitiba e era uma casa muito bonita. O Paulo [marido] falou assim: ‘Olha só! Você queria ampliar, então faz de container, porque se é possível fazer uma casa, também é possível fazer escritórios’. E eu gostei muito da ideia”, relembra Claudia.

Após definir o material da estrutura, o casal pesquisou como poderiam utilizar e onde encontrar o material principal. Os containers presentes hoje na fachada do Cais, são da cidade de Itajaí, em Santa Catarina.


Borra de café como item para a produção de adubo

O café é um ingrediente essencial para o dia a dia do coworkers. Por aqui, produzimos e consumimos muito café e a borra do pó utilizada é separada e vai diretamente para a composteira – que vamos falar a seguir. A borra adicionada à compostagem ajuda a amenizar maus odores e também deixa o local mais quente, conservado a umidade, além de ser um dos componentes principais para a produção do adubo orgânico.

O processo de compostagem

Boa parte do lixo orgânico gerado no Cais vai para a composteira, que possui várias camadas, cada uma delas com um objetivo em comum: produzir adubo orgânico. O processo de compostagem utiliza restos de comida, terra, borra de café, além de folhas e outros itens para a produção do adubo. As minhocas californianas, que ficam dentro dos recipientes transformam todos esses itens em adubo. A diferença desses animais é a sutileza e a velocidade com que elas transformam os resíduos orgânicos em um dos melhores condicionadores de solos para todos os tipos de plantas.

Cais gerando energia renovável

Foram instaladas em toda a estrutura do coworking, 56 placas solares de 385 w (watts) cada uma. Os painéis fotovoltaicos produzem energia elétrica diariamente. “Eu estou muito feliz porque estou contribuindo com o meio ambiente e ajudando a Copel (Companhia Paranaense de Energia) a fornecer mais energia, porque a energia que nós consumimos é a própria energia que geramos. Além disso, antes eu pagava uma fatura de quase 3 mil reais, a desse último mês veio apenas 150 reais. Em quatro anos e meio eu terei todo o retorno do investimento”, comenta Claudia.

A implantação das placas foi uma parceria entre a LBR Solar, empresa responsável pela instalação dos painéis, e a Reinehr Engenharia, que auxiliou para o suporte de uma parte das placas. O resultado obtido foi a instalação segura, que aumenta a eficiência dos painéis.

O coworking já pratica há tempos essas atitudes, mas em 2020 o engajamento ficou ainda maior. Várias outras novidades estão em andamento para aumentar ainda mais o respeito com a natureza. Para isso, contamos com a ajuda das engenheiras ambientais e coworkers, Ana Cé e Bruna Saara, proprietárias da Saara & Cé Engenharia. O projeto de sustentabilidade que já está em andamento almeja conquistar o Selo Verde, essa certificação intitula a empresa como sendo ecologicamente correta, respeitando a natureza e proporcionando o menor impacto possível ao meio ambiente.

E você? Já pensou nas atitudes que você pode adotar para contribuir com o meio ambiente a sua volta? São vários as práticas sustentáveis que se pode fazer em casa ou na sua empresa, mas para isso é necessário consumir conscientemente, se inspirar em atitudes corretas e ser gentil com o nosso planeta, porque ele nos proporciona o bem mais precioso de todos: a vida.

Siga a gente nas redes sociais e conheça um pouquinho mais da rotina do nosso coworking. Facebook e Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *