Novembro Azul – Sua vida é única, prevenção é o caminho.

Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante todo o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Resolvemos abordar esse assunto, pois o câncer de próstata, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Traremos agora, uma matéria muito especial sobre a história de uma rapaz que venceu o câncer, virou ultramaratonista e agora lançará um livro sobre sua história, seu tratamento e sua superação;

Gabriel Delallo Caus: Jovem venceu o câncer,  virou ultramaratonista e lançará livro

 

Gabriel tem apenas 28 anos, mas passou por experiências que fazem com que ele tenha muita história para contar. O cascavelense lançará um livro no próximo mês contando parte da sua história de vida, em especial, diante do maior desafio que já precisou enfrentar: tratar o câncer que atacou seu organismo por três vezes.

Aos 23 anos, quando estava internado pela última vez, Gabriel prometeu a namorada, que se sobrevivesse iria correr uma ultra maratona. Bom, ele venceu o câncer, eles se casaram e ele cumpriu a prova de 50 quilômetros em Indaial, Santa Catarina.
O aprendizado dessa experiência tão jovem de enfrentar um câncer é relatado no livro: “Câncer: de uma sentença de morte a um convite à vida”.

Gabriel conta que recebeu o pesado diagnóstico de que tinha linfoma de hodgkin aos 19 anos. A doença ataca o sistema linfático. O primeiro tratamento foi com quimioterapia e radioterapia. Quando ele tinha 21 anos a doença voltou. Aí foi usada a própria medula e aparentemente a doença tinha sido curada. Com 23 anos o linfoma voltou e o transplante da medula doada pelo irmão fez a diferença.

“Quando chega o laudo dizendo que doença voltou é muito pesado, você fica sem chão. A doença é uma chance de olhar e mudar o significado de muita coisa na vida, na relação com as pessoas. Eu comecei a escrever durante o tratamento, em um blog, com relatos curtos. Eu não tinha o hábito de falar de mim. Em 2016 já, depois da doença decidi escrever pra valer e o resultado é o livro”.

Gabriel acreditava que o livro iria interessar mais para pessoas que acompanham familiares durante o tratamento do câncer ou quem está passando pela doença. Ao longo dos últimos meses, no entanto, ele percebeu que não é só isso.

“Talvez seja mais que isso. O livro leva uma mensagem de esperança, inspiração, sonhos e objetivos. Ele abre uma porta de diálogo importante para falar sobre os medos. Eu sou uma pessoa comum, não sou super herói, tive erros e agora pude rever toda a jornada, então esta história abrange várias pessoas”.

Gabriel publicou o livro de maneira independente e está na fase de pré-venda, ao custo de R$ 40 cada exemplar. O lançamento está previsto para o dia 12 de dezembro no Cais Coworking Cascavel.

Uau!! Que história não é mesmo? Gabriel descobriu cedo, levou alguns anos, mas ele procurou ajuda, foi atendido e foi curado. Devemos sempre acreditar e persistir. A saúde é muito importante, seja um homem de atitude, faça seu exame, previna-se.

Sua vida é única, prevenção é o caminho.

 

No dia 28/11 Gabriel fará uma palestra no nosso Caisfé do Novembro Azul, no nosso Cais Coworking de Cascavel – Pr. Vai contar um pouquinho da sua história, de seu tratamento e da vitória ao câncer.

Site do Gabriel : http://www.gabrielcaus.com/

Fontes: Central Gazeta de Noticias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *