O ambiente interfere no seu trabalho? | Cais Coworking

Cais coworking Cascavel PR

 

Ambiente inovador e muito networking, entenda como funciona um coworking

 

Foi-se a época que um empresário procurava por salas fechadas de ladrilhos brancos, sem vida, em um edifício caríssimo no centro da cidade. Por um momento, com as altas dos preços, a fuga do ambiente como os de escritórios padrões encontrou abrigo dentro das próprias casas daqueles que buscavam começar a vida de empreendedor.

Ainda assim, psicólogos afirmam que levar o trabalho para morar com você não é a mais saudáveis das escolhas, isso porque o “interruptor” cerebral que desliga o horário de expediente para ligar a hora de descanso deixa de funcionar nessas condições e entende que você está em contínua atividade, dificultando até mesmo o momento mais sagrado para muitos: o sono.

 

Descansar faz bem para o corpo e para a mente

 

Desde a década de 90, profissionais são empurrados principalmente pelo desemprego a encontrar uma nova forma de ancorar suas recém criadas empresas. Levando em consideração o espírito inovador e aberto a novidades da juventude, esses profissionais encontraram na criação de marcas, de identidades e de produtos, uma nova forma de conquistar seus clientes, mas, ainda assim, a estrutura que elas dispunham para visitas, reuniões e bate-papos era o suficiente para desestimular seus consumidores, que esperavam por ambientas tão criativos quanto os que eram vendidos. Isso ocorreu até um novo estilo de vida começar a mudar a forma com que os empresários viam uns aos outros.

O conceito de coworking surgiu dessa necessidade: ter um custo benefício adequado, estar em um ambiente jovem e dinâmico, e ainda assim não perder a seriedade, ao mesmo tempo oferecer um espaço que fosse agradável a mais de um perfil profissional e, principalmente incentivasse todos esses estilos e segmentos distintos a se unirem para compartilhar experiências.

 

A moda surgiu junto com uma nova fase: a virada do milênio

Jovens chegaram ao Brasil com novidades

De 1999 a 2000 foi o período de colocar esse conceito em prática. Os coworkings surgidos nos EUA logo se espalharam pelo mundo, agregando confiança e gerando nomes de grandes corporações que souberam explorar suas marcas como franquias. 

Foi com esse espírito empreendedor que os coworkings surgiram no Brasil, inicialmente como franquias de marcas internacionais e, aos poucos, essa ideia foi comprada nacionalmente.

Mesmo já estando em vários estados brasileiros, os coworkings ainda despertam curiosidade tanto pelo nome, pela ligação ao empreendedor, quanto pela temática (que sempre varia de um para o outro).

A Cláudia Frantiozzi, idealizadora do primeiro coworking de Cascavel – PR, conta as suas experiências: Todas as vezes que alguém passa pela frente do Cais e fica surpreso com a diferença da construção. Nós fomos o primeiro coworking da cidade e, eu precisava chamar a atenção, então eu fui pesquisar o que era inédito na região. Acabamos descobrindo que em São Paulo havia virado moda construir prédios com containers. Essa foi a sacada, construir uma fachada toda desse material, que visto de fora é imenso. Então todos que passam por aqui se perguntam o que é esse prédio colorido e feito desses “caixotes de navio”.

 

Todas as inspirações vieram de gigantes

Quando empresas de tecnologia como a Google e a Microsoft passaram a pesquisar métodos que deixassem o trabalho dos funcionários mais eficiente, além da quantia salarial e da organização e detalhamento de cada função, constou que o ambiente físico era tanto capaz de gerar descontentamento como alegria, foi aí que essas marcas passaram a ficar conhecidas por suas sedes cheias de paredes coloridas, almofadas, áreas de descanso, de interação, cozinhas, computadores e escritórios disponíveis para serem compartilhados entre funcionários. Essa foi a principal inspiração para os coworkings serem hoje como são.

A Google se consolida como campeã em utilizações

         Microsoft e seus diversos ramos de atuação

 

“Eu particularmente gosto de explicar o coworking como um hotel para empresas, aqui elas podem se hospedar por um determinado período e aproveitar nosso auditório, cozinha e espaços compartilhados como quiser.”

Os coworkings ainda são novidade na cidade, mas já contam com muita fama e ótimas experiências entre os profissionais que por aqui já passaram.

Sobre o Cais Coworking

O Cais Coworking é um ambiente compartilhado e preparado para receber pequenas e médias empresas com foco na inovação e no networking.

Acesse nossas redes em: Facebook e Instagram

Ou leia mais em nosso blog, clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *