Empretec é o evento perfeito para todo o tipo de coworker!

Você já ouviu falar em Empretec? Não! Isso não é uma planta medicinal descoberta na Amazônia hahaha

O Empretec é um evento criado pela Organização das Nações Unidas, ela mesma, a ONU. E está conectado a mais de 30 países. No Brasil, o Empretec é realizado pelo Sebrae desde 1993. O objetivo é estimular o comportamento empreendedor em pessoas que têm desejo de iniciar a carreira de empresário ou aquelas que já iniciaram seu pequeno ou médio negócio. A intenção é fornecer conhecimento teórico e prático para quem pensa em abrir a sua própria empresa.

A experiência provocada pelo Empretec é fundamental para ser usada como pilar que rege o empreendimento, seja em decisões difíceis, altas e baixas demandas e momentos de crise. Por esse motivo, o programa é promovido anualmente e aperfeiçoado a cada nova edição, para se adaptar à realidade do empreendedor brasileiro.

 

O CAIS NO EMPRETEC

Desde muito cedo, a idealizadora do Cais, Cláudia Frantiozi, vem aproveitando o Empretec para estimular quem trabalha dentro Cais a empreender. Os coworkers estão em um ambiente muito propício para manter relações profissionais e trocar informações enquanto batem papo, por isso é muito interessante ter um conhecimento dentro do assunto. Não à toa, muitos coworkers passaram a fazer parte do time de “Empretecas” e contam um pouco suas vivências dentro da semana empreendedora.O Cais agradece e sai no lucro, já que isso enriquece os profissionais que estão por aqui!

“Eu fiz o Empretec em 2012 e soube dele através da Cláudia. Foi uma experiência incrível e enriquecedora, eu nunca tinha feito nada na área de empreendedorismo. Eu só tinha ouvido falar em metas relacionadas ao trabalho, mas nada na vida pessoal. Então pra mim foi muito bacana. Ao mesmo tempo em que foi difícil de me adaptar, foi bom eu ter esse contato com metas e todas essas habilidades empreendedoras”, relata Charlene Moterle, professora de Espanhol.

“Eu soube do Empretec através do Cais mesmo. O pessoal falava que é muito bom porque traz um diferencial. O Empretec dá essa impressão de ter um formato de empreendedorismo, mas ele tem antes de mais nada um formato bem comportamental. O foco é buscar que a gente perceba quais são as habilidades primordiais que um empreendedor deve ter, mas todas estão ligadas no sentido comportamental. O conhecimento técnico que eu tenho, tudo aquilo que vem atrás do técnico é o comportamento, ele é quem faz com que a pessoa se movimente e vá atrás do que precisa”, conta Eliane Gavasso, master coach de comunicação assertiva.

 

A programação do evento se estende durante toda uma semana com correria e agito. A abordagem é focada em 10 características do empreendedor, como: busca de oportunidade, persistência, comprometimento, exigência de qualidade, correr riscos calculados, estabelecimento de metas, busca de informação, planejamento, persuasão e rede de contatos e autoconfiança. “Essas habilidades são apresentadas então são cumpridos alguns requisitos dentro de um prazo. O que me surpreendeu é que tem que cumprir dentro daqueles pré-requisitos, senão você não recebe o certificado, então existe uma pressão em cima disso, você está lá pra adquirir resultado, cumprir requisitos” continuou Eliane Gavasso.

Todos que participaram das dinâmicas relatam muita diversão, mas ao mesmo tempo, muita cobrança. Muitas vezes, o participante é provocado a cumprir desafios com prazos e pressão que o empreendedor vai encontrar no trabalho cotidiano. “É muito fácil se apaixonar pelo seu sonho, sua ideia de negócio, mas quais são os passos para realizá-lo? O Empretec me proporcionou uma visão de negócios e quais são os passos para analisar, pesquisar, planejar e executar para que meu empreendimento tenha sucesso” disse Rosilene Camilo Andrade, personal manager e life coach.

Depois de aulas expositivas, dinâmicas, práticas, todos os coworkers que já participaram, saíram inspirados. “Você sai de lá bem pilhado, querendo fazer tudo, parece que tenho muito mais ideias, mil coisas na cabeça e com mais coragem de entrar em ação”, complementou Eliane.

“Descobri novas habilidades minhas, foi uma experiência incrível porque você descobre que é capaz de fazer tudo naquela semana, tudo que você não fez durante a sua vida achando que não ia ter tempo” conclui Charlene.

 

E você aí, o que está esperando para aproveitar essa experiência e ser um empreendedor(a) de sucesso, hein?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!