Cinco dicas para ampliar sua rede de contatos

O networking é uma ferramenta poderosa para auxiliar nesse processo. Saiba como usá-la a seu favor!

O termo veio do inglês, mas combina perfeitamente com o povo brasileiro, afinal, temos a reputação de sermos amigáveis e receptivos. O networking é a capacidade de conhecer e manter um relacionamento profissional com outras pessoas. Ao pé da letra significa rede de contatos, ou melhor, criar essa rede e mantê-la.

Para um bom profissional, é fundamental conhecer pessoas e saber os serviços que elas prestam, porque um pode precisar do outro e essa relação, futuramente, tende a se tornar uma parceria valiosa. A empresária e idealizadora do Cais Coworking, Claudia da Silva Frantiozi e o consultor de inovação Adriano Luiz Spanhol dão algumas dicas para fazer um networking de sucesso.

1 – Saia da sala

Os lugares mais propícios para a realização de networking são os ambientes de coworking, pois o ato de compartilhar está em sua essência. Ali, profissionais de diversas áreas que talvez jamais se conhecessem de outra maneira têm oportunidades de fazer contato. Segundo Cláudia, o melhor recurso é sair da sala e conhecer quem trabalha perto de você. Se a timidez é um problema, esse um é ótimo exercício para melhorar aos poucos.

2 – Não seja chato

Adriano explica que um ponto importante é saber se a pessoa com quem você vai conversar está em um momento adequado para isso, por exemplo: se está no telefone, preocupada, nervosa… Respeite o espaço e o momento dela. Se a conversa está terminando, não enrole. Outro ponto importante que Cláudia ressalta é que não se pode focar apenas no próprio produto, mas também se interessar em conhecer o produto ou serviço do outro.

3 – Seja agradável

Dizem que sorrir é o melhor remédio, mas também pode ser um excelente cartão de visitas. Seja simpático, procure sempre ser útil e ajudar os outros. “Você nunca sabe com quem está conversando, que rede de contatos essa pessoa tem… Mesmo que ela não possa te ajudar imediatamente, talvez ela possa ser útil no futuro”, diz Adriano.

4 – Aproveite as oportunidades

Eventos, confraternizações e ocasiões especiais sempre são excelentes momentos para ampliar sua rede de contatos. “No Cais Coworking, por exemplo, temos semanalmente o café coletivo, que foi elaborado para promover a interação entre os profissionais que estão dentro de um coworking e também os visitantes”, comenta Cláudia. Foi por causa desses cafés que a contadora Luzia Silva conquistou diversos clientes. “Depois que eu me apresentei no café, vários coworkers vieram falar comigo interessados no meu trabalho, porque o financeiro é uma parte que quase ninguém gosta de fazer”, explica.

5 – Passe seu contato

Se você ainda não tem cartão de visitas, está na hora de fazer um! É fundamental que você se apresente, mostre quais sãos os seus serviços e seja sincero com as pessoas. “Sempre tenha um cartão e uma forma de anotar o nome, telefone ou e-mail de quem você está conversando”, comenta Adriano. Caso você não consiga falar com a pessoa, vá até a sala dela, se apresente e deixe seu contato.

Adriano ainda diz que a “capacidade de sucesso de uma pessoa é tão grande quanto sua rede de contatos e a força dela”, por isso, é importante se esforçar para ampliar o networking e se fazer conhecido. Siga essas dicas e, certamente, você aumentará seus relacionamentos profissionais sempre de maneira positiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!